Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Clarão no céu da BA foi provocado por meteoro, diz Bramon; relação com objeto achado em Camaçari é descartada

Foto: Reprodução/TV Bahia

Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) confirmou, em nota divulgada nesta quinta-feira (22), que o clarão no céu da Bahia, que foi visto por moradores de várias cidades do estado - incluindo Salvador e Ilhéus, no sul -, foi provocado por um meteoro.
De acordo com a instituição, o meteoro é um fenômeno luminoso provocado pela passagem de um fragmento de rocha espacial pela atmosfera da Terra. No caso da Bahia, conforme a Bramon, o fragmento explodiu pouco tempo após passar pela atmosfera, no Oceano Atlântico, a cerca de 83 km da praia de Guarajuba, na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador.
A situação ocorreu na noite da terça-feira (20) e assustou a população das cidades em que deu para ver o clarão. Após o fenômeno, um morador do distrito de Monte Gordo, em Camaçari, encontrou, em uma área de vegetação, um objeto que levantou a suspeita de especialistas de ser o causador do clarão.
Nesta quinta-feira, a peça foi analisada por pesquisadores do Museu Geológico da Bahia. Após a análise, os especialistas comprovaram que o objeto é composto por ferro, manganês e silício. Eles descartaram que o objeto possa ser um meteorito - que é quando o fragmento que provoca o meteoro alcança a superfície da Terra. Os pesquisadores estudam agora se a estrutura pode ser lixo espacial.
No entanto, no comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Bramon descartou que o objeto seja lixo espacial. Segundo a instituição, quando lixos espaciais caem na atmosfera, a queda ocorre em ângulos muito rasos, então, o objeto vai sendo consumido lentamente. Além disso, conforme a Bramon, materiais pesados como o ferro, que parece constituir o artefato, são evitados na construção de foguetes e satélites.
Por fim, ainda no comunicado, a Rede de Monitoramento negou que o meteoro ocorrido na Bahia tenha sido provocado pela queda de partes de um foguete russo, como havia suspeitado anteriormente. De acordo com a entidade, os fragmentos do foguete reentraram na atmosfera na sexta-feira (16), sobre o Canadá, 20 minutos antes de passar pelo Brasil e 4 dias antes do clarão na Bahia.
Moradores de Salvador e de cidades do interior da Bahia relataram nas redes sociais, entre a noite da última terça-feira (20) e a manhã de quarta (21), que viram um clarão no céu. O fenômeno aconteceu por volta das 22h30, durou segundos e deixou as pessoas assustadas.
Objeto de Camaçari
Foto: Juliana Almirante / G1
O objeto analisado pelo Museu Geológo da Bahia nesta quinta-feira foi achado em um buraco, em uma área de vegetação que fica no entorno de uma loja de materiais de construção, na noite da terça-feira. A peça tem cerca de 2,9 kg e 15 cm de comprimento.
De acordo com o morador da região que encontrou o artefato, houve uma explosão pouco antes do objeto ser encontrado.
Foto: Juliana Almirante / G1

Fonte: G1

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara