Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Afinal, qual é o verdadeiro significado da temida sexta-feira 13?

A sexta-feira (13) é conhecida como um dia de azar. Porém, muitos supersticiosos nem sabem sequer a origem desse dia, que, para alguns, é aterrorizante. A sexta-feira 13 ocorre sempre que o dia 1º de um mês é um domingo. Para muitas pessoas, o número 13 pode até significar sorte, para outras, principalmente para os religiosos, é o dia em que Jesus foi crucificado. Na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa, sendo o Judas o último discípulo a chegar.
Sexta-feira 13 ocorre sempre que o dia 1 de um mês é um domingo (Foto: Divulgação)
Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica. Uma delas conta que houve um banquete e 12 deuses e o Loki, espírito do mal e da discórdia, foram convidados. Portanto, “reza” a superstição que convidar 13 pessoas para um jantar nunca dará certo. No Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.
Em outra lenda, conta-se que a deusa do amor e da beleza era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio e os outros 13 ficaram rogando pragas aos humanos.

Gato preto

O gato preto é um símbolo das superstições e está sempre associado a crenças e a azar. No século 15, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estar associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabavam sendo queimados com as pessoas acusadas de bruxaria.
Os gatos pretos também foram muito referenciados na cultura popular, além de serem citados em textos e filmes de suspense e terror. Um dos contos mais populares é “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe,  em que ele responsabiliza o felino por uma série de acontecimentos sobrenaturais.
FONTE: http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/afinal-qual-e-o-verdadeiro-significado-da-temida-sexta-feira-13/

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara