Portal UauáWeb - Notícias em ação!

terça-feira, 12 de junho de 2018

A origem do Dia dos Namorados no Brasil

BigstockEntenda por que os brasileiros celebram a data mais romântica do ano em 12 de junho, enquanto vários países do mundo optaram pela data de 14 de fevereiro
Vários países da Europa e da América do Norte celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro por que este é o dia de São Valentim. Considerado santo e mártir pela Igreja Católica, Valentim foi um bispo que viveu no século III, num tempo em que o Império Romano era hostil ao cristianismo. Na época, o imperador Claudio II decretou a proibição dos casamentos por considerar que homens solteiros eram melhores soldados. O bispo Valentim se destacava por celebrar o matrimônio de muitos casais e não acatou a ordem do imperador. Ele prosseguiu com as celebrações, ainda que de forma clandestina.
A rebeldia de Valentim foi punida com a prisão. Em seu cativeiro, passou a receber cartas de gratidão dos casais que tiveram o casamento celebrado por ele. Algum tempo depois, Valentim foi condenado à morte, sendo decapitado. No ano 496, o papa Gelásio I canonizou Valentim e o propôs como padroeiro dos namorados.
Brasil
A história e a devoção por São Valentim, no entanto, nunca foram muito populares no Brasil. Diversas fontes atestam que partiu do publicitário baiano João Dória, em 1949, a iniciativa de promover no país uma festa semelhante, mas com um motivo que se conectasse melhor com a cultura local. A solução foi adotar a véspera da festa de Santo Antônio (13 de junho) como o Dia dos Namorados.
O fato de muitos brasileiros serem devotos do santo português e atribuírem a ele a fama de “santo casamenteiro” ajudou a justificar a opção pela data, mas é sabido que na década de 40 o mês de junho era um dos mais fracos para o comércio nacional, o que certamente influenciou na escolha. Ao que tudo indica, a aposta de Dória para aquecer o comércio deu certo.
FONTE: https://www.semprefamilia.com.br/a-origem-do-dia-dos-namorados-no-brasil/

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara