Portal UauáWeb - Notícias em ação!

segunda-feira, 25 de junho de 2018

TRF4 nega recurso a Lula e Fachin suspende julgamento contra prisão

Segunda turma iria julgar recurso que pedia liberdade do ex-presidente, mas tribunal da Lava Jato barrou a tentativa
A defesa e o PT nutriam esperança com o julgamento suspenso


Determinante para a prisão de Lula, o Tribunal Federal da 4ª Região decidiu barrar um recurso do ex-presidente ao Supremo Tribunal Federal a cinco dias de um julgamento na Segunda Turma da Corte que poderia resultar em sua liberdade.

A desembargadora Maria de Fátima Freitas Lambarrère, vice-presidente do tribunal que condenou Lula a 12 anos e 1 mês de prisão em segunda instância, reconheceu a admissibilidade de um recurso do petista ao Superior Tribunal de Justiça, mas decidiu negar seu pedido para ser julgado pelo STF. 
Com a decisão do TRF4, o ministro Edson Fachin, que havia pautado o julgamento de um pedido de liberdade de Lula para a terça-feira 26, informou a retirada de pauta do caso. 

O recurso apresentado pela defesa de Lula busca a concessão de um efeito suspensivo da pena do petista enquanto sua situação não for analisada pelos tribunais superiores. Fachin explicou que, quando a petição dos advogados foi apresentada, a admissibilidade do recurso ao STF ainda não havia sido analisada pelo TRF4.

Petistas e a defesa de Lula nutriam alguma esperança de que o julgamento marcado por Fachin pudesse resultar na liberdade do ex-presidente. A análise seria feita pela segunda turma do STF, integrada por quatro ministros contrários às prisões em segunda instância. A mesma turma absolveu a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, na quarta-feira 20.
Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, defensor de Lula, afirmou que irá recorrer da decisão e disse estranhar a decisão do tribunal a tão pouco tempo do julgamento da segunda turma do STF. "A decisão do TRF4 foi proferida poucas horas após a defesa de Lula haver apresentado à vice-presidência da Corte, em audiência, memorial demonstrando a presença de todos os requisitos para a admissibilidade dos recursos". 

FONTE: https://www.cartacapital.com.br/politica/trf4-nega-recurso-a-lula-e-fachin-suspende-julgamento-sobre-sua-prisao

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara