Portal UauáWeb - Notícias em ação!

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Foto intriga usuários: Nasa fotografa iceberg em formato de tábua


A agência espacial americana, Nasa, publicou no último dia 17 em seu Twitter de observação glacial uma foto que deixou vários usuários intrigados — alguns levantaram até a possibilidade de ter sido uma obra alienígena, ou algo saído diretamente do filme de ficção científica ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’.

Não é bem assim. A glaciologista da Nasa e da Universidade de Maryland Kelly Brunt explicou ao portal Live Science que o iceberg tabular, como é chamado, provavelmente foi formado quando se separou das bordas de uma plataforma de gelo maior. A cientista diz que o processo é semelhante a uma unha que cresce demais e acaba partindo na ponta.

O iceberg tabular veio da plataforma de gelo Larsen C, na península Antártica. A Nasa afirmou que os ângulos agudos e a superfície plana indicam que ele foi provavelmente foi escavado há pouco tempo da plataforma de gelo.

“O que torna esse [iceberg] um pouco incomum é que parece quase um quadrado”, afirmou Brunt à Live Science. Ela explica que é difícil dizer o tamanho do iceberg pela foto, mas que, provavelmente, tem mais de 1,6km de largura. E, assim como todos os icebergs, a parte visível acima da superfície é apenas 10% de sua massa. O resto, Brunt explica, está escondido embaixo d’água.

FONTE: https://matogrossomais.com.br/2018/10/23/nasa-fotografa-iceberg-em-formato-de-tabua/

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara