Portal UauáWeb - Notícias em ação!

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Curaçá, Uauá e Canudos recebem maior especialista em cultivo de palma do País


Seminários realizados pelo Sebrae reuniu cerca de 200 participantes nos municípios do Norte da Bahia
Entre os dias 13 e 15 de maio, agricultores e criadores de caprinos e ovinos dos municípios de Curaçá, Uauá e Canudos, no Norte baiano, conheceram as técnicas inovadoras sobre o cultivo de palma forrageira através do maior especialista no assunto em todo o País, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna.
Os seminários promovidos pelo Sebrae em Juazeiro reuniu também representantes de prefeituras, associações e cooperativas agrícolas com o tema “A tecnologia do cultivo intensivo de palma forrageira”, apresentando o método de sistema intensivo, criado por Suassuna, que garante um nível de produtividade até dez vezes maior que o modelo tradicional.
Suassuna explicou que a palma é a forrageira mais viável para garantir a alimentação animal no período de longas estiagens, pois a planta precisa de menos água que outras culturas para se desenvolver bem.
“A seleção e posição da muda no terreno, a época de plantio e os métodos de adubação são diferenciais que, se implantados pelos agricultores, apresentam resultados significativos na região semiárida, principalmente em relação ao crescimento da produtividade”, alertou.
O idealizador da tecnologia do cultivo intensivo da palma garantiu que, com o método, é possível obter produtividades anuais superiores a 600 toneladas da forrageira por hectare. Durante os seminários, o especialista também orientou sobre o valor nutricional da palma e o controle da cochonilha silvestre e outras pragas e ervas invasoras, que podem destruir toda a plantação.
Jerônimo Ribeiro Neto, criador de caprinos e representante da Secretaria de Agricultura de Uauá, participou do seminário e acredita que a metodologia de Suassuna pode ajudar muito a agricultura familiar da região semiárida, porque é possível produzir mais com menos investimento, apenas utilizando o manejo correto.
“Precisamos saber a variedade de palma que se deve escolher e a época ideal para plantar. Por aqui, a gente plantava palma de maneira totalmente diferente e, com acesso à informação, podemos corrigir falhas e mudar nossa realidade, mesmo nos períodos mais críticos de estiagem. Sem dúvida, vou adotar o método na minha propriedade”, afirmou.
Nesta quarta-feira, 15 de maio, último dia do ciclo de capacitações, o assessor da Secretaria de Agricultura de Canudos, Edson Cardoso, ficou entusiasmado com a inovação do método do cultivo intensivo da palma e anunciou que a prefeitura vai fornecer um caminhão de raquetes de palma para os participantes do evento já começarem a implantar a técnica em suas propriedades.
“Sabemos que a palma é uma alternativa importante para alimentar os animais no sertão. E como as pessoas estão buscando aprendizado e querem aumentar e melhorar suas produções, nós temos que apoiar e incentivar. A entrega da palma será feita em uma associação da região e vai beneficiar outros agricultores também”, garantiu.
O analista do Sebrae, Carlos Robério Araújo, disse que as capacitações fazem parte das ações da instituição em promover o desenvolvimento de pequenos negócios também no campo, levando conhecimento para os empreendedores rurais.
“Nessa etapa, foram cerca de 200 participantes nas três cidades e nossa meta é atingir os dez municípios do território Sertão do São Francisco. Para isso, vamos levar os seminários para Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes ainda no primeiro semestre deste ano”, afirmou.  


Contatos para a imprensa:

Lucilene Santos
Telefone: 74 9 88137257
E-mail: lucilene@varjao.com



Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.ba.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebraebahia

www.facebook.com/sebraebahia

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara