Portal UauáWeb - Notícias em ação!

segunda-feira, 9 de março de 2020

Fenômeno da superlua acontece nesta segunda-feira

A Lua fica até 14% maior e até 30% mais brilhante; isso ocorre porque ela fica mais próxima do planeta Terra

Foto: István Mihály / Pixabay 

Nesta segunda-feira (9) acontece o fenômeno Superlua, que aparece em média de três a quatro vezes por ano. Na ocasião, a lua fica no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, o chamado perigeu. No Brasil o melhor horário para observar o fenômeno será logo após o pôr-do-sol, por volta das 19 horas. Em São Carlos (SP), há previsão de poucas nuvens e curto período de chuva, mas não deve comprometer a exibição. O fenômeno pode ser visto a olho nu, sem necessidade de equipamentos especiais, porém, binóculos e telescópios podem melhorar a visibilidade no céu. Entenda o fenômeno A distância média da Terra e a Lua é de 384 mil km, variando entre 360 mil km e 400 mil km, por ter uma órbita oval. Segundo a Nasa, a superlua acontece quando ela está em sua fase cheia e atinge o ponto próximo da Terra. Quando a lua atinge a marca, ela pode ficar 14% maior e 30% mais brilhante. 

FONTE: https://www.acidadeon.com/saocarlos/cotidiano/NOT,0,0,1490575,fenomeno+da+superlua+acontece+nesta+segunda+feira.aspx

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara