Portal UauáWeb - Notícias em ação!

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Após gafanhotos, nuvem de poeira ‘Godzilla’ viaja do Saara a caminho das Américas

Foto: Reprodução/Cira - Esse fenômeno ocorre todos os anos, mas parece ter se intensificado em 2020. O recomendado que os cidadãos usem máscaras e evitem atividades ao ar livre, dada a alta concentração de partículas no ar

Depois da nuvem de gafanhotos, algumas regiões do continente americano também podem enfrentar um outro fenômeno, uma nuvem de poeira vinda do deserto do Saara. Alguns especialistas costumam chama-la de "nuvem de poeira Godzilla", qual está se movendo em direção as Américas.

A nuvem vinda do Saara é uma massa de ar extremamente seca e com poeira do deserto africano, é conhecida como Camada de Ar Saariana, que se move pelo Atlântico Norte a cada três a cinco dias durante o fim da primavera do Hemisfério Norte até o início do outono, atingindo o pico no fim de junho até meados de agosto, podendo ter uma camada de até 3km de espessura. Esse fenômeno ocorre todos os anos, mas parece ter se intensificado em 2020.

imagem
(Foto: Reprodução/Instagram)

Há dias uma grande mancha opaca encobre o Oceano Atlântico. Nas imagens de satélites, uma nuvem marrom que vai da África até o Caribe cobre os tradicionais azul e branco.

Segundo Olga Mayol, especialista do Instituto de Estudos de Ecossistemas Tropicais da Universidade de Porto Rico, a atual nuvem tem uma concentração mais alta de partículas de poeira observadas na região em comparação com os últimos 50 anos.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos estima que a nuvem avançará pelo Caribe e chegará ao norte da América do Sul, à América Central e aos Estados Unidos.
Países caribenhos já sentem o efeito da poeira, o recomendado que os cidadãos usem máscaras e evitem atividades ao ar livre, dada a alta concentração de partículas no ar.  

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara