Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sábado, 6 de junho de 2020

Eclipse penumbral da Lua é vista em Uauá; veja foto

Quem olhou para o céu de Uauá na noite da última sexta-feira (05), deparou-se com um verdadeiro fenômeno da natureza, conhecido popularmente como Eclipse Penumbral.
Foto: reprodução/internet

Durante exatas 3 horas e 18 minutos da última sexta-feira (5), em algumas partes do Brasil e no mundo, a Lua teve um aspecto sombreado, como se fosse vista através de um vidro fumê. Trata-se de um fenômeno conhecido como eclipse penumbral. Nunca ouviu falar nele? A gente explica. Quando o Sol ilumina a Terra, forma-se atrás dela a chamada zona de “umbra”. Isso acontece porque a Terra é um corpo rígido: qualquer coisa que esteja exatamente atrás do planeta fica totalmente no escuro, já que nenhum raio de luz consegue atravessá-la. Quando a Lua está na fase cheia e passa pela região, acontece um eclipse (total ou parcial). Mas, para além da zona de sombra, existe também a zona de “penumbra” – daí o nome “penumbral”. Essa área corresponde às bordas da sombra da Terra, onde a luz do Sol até passa, mas de forma muito menos intensa. Nessa região, o breu não é total. Quando a Lua, em sua fase cheia, atravessa essas áreas de penumbra, sua aparência fica meio fosca. É isso que os astrônomos chamam de eclipse penumbral.

Foto registrada por um morador da cidade de Uauá - Foto: Juscineide


REDAÇÃO: WWW.UAUAWEB.COM.BR

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara