Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sábado, 21 de agosto de 2021

Lua Azul Sazonal acontece neste domingo (22); entenda o fenômeno

 Apesar do nome dado ao evento, não haverá alteração na cor natural do satélite

Neste fim de semana, dias 21 e 22, será possível observar a Lua Azul, um fenômeno que ocorre a cada três anos ou dois anos e três meses, a depender do tipo de Lua Azul. Apesar do nome peculiar, não há alterações na cor natural do satélite natural da Terra: esse é o nome dado ao acontecimento da segunda lua cheia em um mesmo período.

No caso do próximo fenômeno, a Lua Azul estará em seu pico no começo da manhã deste domingo (22), às 8h02 CDT (10h02 no horário de Brasília). Ela também já estará visível a partir das noites desta sexta-feira (20) sábado (21) em alguns locais. 


Reprodução/Jeffrey Eisen/Unsplash

No domingo, devido ao horário, a visualização será mais difícil aqui no Brasil. Considerando isso, habitantes de países que tenham amanhecer em um horário mais tarde do que o do Brasil poderão enxergar o fenômeno.

No caso do fenômeno deste fim de semana, o evento é classificado como “Lua Azul Sazonal”, devido ao fato de ser a terceira de quatro Luas cheias na mesma estação do ano — quando o normal é ter apenas três

Há também a “Lua Azul Calendárica” ou “Lua Azul do Calendário”, que ocorre quando há duas Luas cheias no mesmo mês. A próxima Lua Azul, que será Sazonal, deve ocorrer somente em agosto de 2024.


Considerando que o ciclo da Lua em torno da Terra leva cerca de 29,5 dias para ser concluído, se houver uma Lua Azul no primeiro dia do mês, haverá uma segunda no fim do mês. Entretanto, isso não é tão simples e, como citado anteriormente, acontece somente a cada três anos, aproximadamente. 

Em relação à Lua Azul Sazonal, geralmente cada estação do ano possui apenas três Luas cheias. Entretanto, quando ocorre uma Lua cheia extra, a terceira (e não a quarta extra) é classificada como uma “Lua Azul Sazonal”. Este é o caso do fenômeno deste fim de semana e o motivo de sua raridade.

Entre esta sexta-feira (20) e domingo (22), também ocorrerá uma conjunção tripla entre a LuaJúpiter e Saturno. O fenômeno permitirá visualizar os dois planetas e o satélite formando um triângulo, e a cada dia sua posição será alterada.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/20086/lua-azul-sazonal-acontece-neste-domingo-22-entenda-o-fenomeno

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara