Portal UauáWeb - Notícias em ação!

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Fenômeno lança tempestade de areia sobre cidade do interior de São Paulo; veja vídeos impressionantes

 

foto: reprodução/Twitter

A passagem de uma tempestade de areia surpreendeu moradores da cidade de Franca, no interior de São Paulo, neste domingo (26/9). Satélites do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram que o local registrou ventos intensos de até 60 quilômetros. A enorme nuvem rapidamente transformou o dia em noite e os registros feitos pela população viralizaram nas redes sociais.

O fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como “haboob”. Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura, segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul.

A tempestade de areia deste domingo passou ainda pelas cidades de Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e alguns locais de Minas Gerais, que fazem fronteira com o estado de São Paulo. O Metsul afirmou ainda que satélite mostraram que se formaram fortes áreas de instabilidade associadas ao calor da região.

“Como o tempo vinha muito seco com chuva escassa por semanas e em algumas cidades até por meses, o solo estava muito seco e com grande quantidade de poeira. Com as nuvens carregadas e o vento forte se formou a tempestade de poeira”, explica a agência de meteorologia.

Fonte: Aratu On

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara