Portal UauáWeb - Notícias em ação!

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Nasa lança foguete com sonda que desviará o curso de um asteroide

 Teste visa mostrar como evitar uma catástrofe do tipo caso haja possibilidade

Reprodução/Nasa
Reprodução/Nasa

Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) lançou às 3h21 (horário de Brasília) desta quarta-feira (24) uma sonda com a missão de alterar a trajetória de um asteroide.

O evento foi transmitido em tempo real pela agência espacial norte-americana. A sonda Double Asteroid Redirection Test (DART), que estava no foguete Falcon 9, da SpaceX, foi lançada da Terra em uma velocidade de aproximadamente 25 mil quilômetros por hora.

Tudo não passa de um teste, que tem o objetivo de mostrar como evitar uma catástrofe desse tipo, caso haja a possibilidade. Pelo menos nos próximos 100 anos, não existe a possibilidade de um asteroide atingir o planeta, de acordo com a Nasa.

Em nota, a agência destaca que é “a primeira missão em escala real do mundo para testar a tecnologia para defender a Terra contra possíveis asteroides ou cometas”.

“O DART mostrará que uma espaçonave pode navegar autonomamente até um asteroide alvo e colidir intencionalmente com ele - um método de deflexão chamado impacto cinético. O teste fornecerá dados importantes para ajudar a se preparar melhor para um asteroide que pode representar um risco de impacto para a Terra, caso algum seja descoberto”, completa o texto.

FONTE: https://cultura.uol.com.br/noticias/44330_nasa-lanca-foguete-com-sonda-que-desviara-o-curso-de-um-asteroide.html

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara