Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sábado, 16 de abril de 2022

Lua Rosa? Entenda o fenômeno que acontece neste sábado (16)

 

Foto: reprodução/internet

A Lua entra em sua fase mais esplendorosa, a cheia, neste sábado (16). As noites do final de semana serão ótimas oportunidades para observá-la, que estará com 100% de iluminação. A fase cheia de abril recebe o nome de "Lua Rosa", em tradições de povos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera —aqui no hemisfério Sul, iniciamos o outono, no equinócio do último dia 20.

Mas isso não quer dizer que nosso satélite estará de fato rosa ou de qualquer outra cor. É somente uma metáfora para as flores e cores da estação. A primavera era fortemente comemorada pelos nativos do hemisfério Norte, como uma espécie de renascimento após o inverno rigoroso. 
Ela também é chamada de "Lua da Páscoa", no judaísmo e cristianismo, pois é o que define a data das celebrações de cada ano. A Páscoa cristã acontece no domingo após a primeira Lua cheia seguinte ao equinócio de março; o Pessach, do judaísmo, ocorre na mesma semana. 

Como observar? 
No sábado, a Lua nascerá logo após o pôr do sol, por volta das 18h —o horário exato em sua cidade pode ser consultado em apps ou sites de astronomia, como o Heavens Above. O melhor horário para observar é justamente este: a primeira hora após nascer. Logo que surge no horizonte, a Lua pode mostrar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada, avermelhada e até mesmo rosada), devido ao efeito da refração atmosférica e às condições meteorológicas do local.

Também aparenta estar ainda maior, por causa da comparação com os referenciais terrestres, como prédios e árvores. Quando estiver mais alta no céu, a Lua continuará igualmente ou até mais brilhante e clara, mas nos parecerá menor, pois só terá o pano de fundo das estrelas. No domingo (17), a Lua continuará com iluminação máxima, mas nasce um pouco mais tarde, por volta das 18h40.

Chances de "estrela cadente"

Nestas noites de observação, você também pode ser surpreendido por um belo meteoro - as populares "estrelas cadentes". A chuva Líridas estará ativa entre 15 e 29 de abril, atingindo seu pico entre os dias 21 e 23, quando poderão ser vistos entre 10 e 15 meteoros por hora, no Brasil.

O seu radiante — ponto de onde os meteoros aparentam convergir — é a Constelação de Lira (por isso o nome). É bem visível a olho nu, sem necessidade de telescópios ou equipamentos especiais. Basta esperar atentamente.


FONTE: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/04/15/lua-rosa-entenda-o-fenomeno-que-acontece-neste-sabado.htm

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara