Portal UauáWeb - Notícias em ação!

segunda-feira, 16 de maio de 2022

'Lua de Sangue' é vista por moradores de Uauá; veja FOTOS

 

Foto tirada por um morador de Uauá - Foto: reprodução/Portal UauáWeb

Um eclipse lunar “triplamente especial” enfeitou o céu de todo o Brasil, inclusive no município de Uauá na Bahia, ontem (15/05), a partir das 23h27, avançando pelo início da madrugada. O fenômeno atingiu seu ápice, à 1h11, quando o satélite natural apresentou a tonalidade avermelhada que deu, a ele, o nome de “Lua de Sangue”.

O evento durou pouco mais de 3 horas, e se encerrou às 2h55, no horário de Brasília

“A grande vantagem desse eclipse, que chama de triplo total, é que, além de ser um eclipse total da lua, foi totalmente visível em todo o Brasil, de Norte a Sul; de Leste a Oeste. O Brasil inteiro viu esse eclipse do início ao fim, em todas suas fases, na sequência penumbral, parcial, total, e depois retornando à parcial e à penumbral”, afirmou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

Os eclipses lunares ocorrem quando há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. “Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso – no caso, a Terra –, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, essa sombra, um pouco mais clara, é a penumbra. Abaixo confira registros feitos por moradores de Uauá




REDAÇÃO: WWW.UAUAWEB.COM.BR

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara