Padre Polonês Maximiliano Miguel Fox - Foto: Reprodução/Internet
Portal UauáWeb - Vários padres já passaram pela Paróquia São João Batista em Uauá, durante estes 100 anos de existência da mesma, porém segundo os moradores mais antigos do município, o pároco que ficou marcado sendo o melhor padre da história do município de Uauá foi o padre polonês, Maximiliano Miguel Focks, que veio para o Brasil como missionário em 1948.
Ele (Maximiliano) foi pároco por 26 anos na cidade e contribuiu para o desenvolvimento das atividades da Igreja Católica no município. Onde coordenou os trabalhos e vivenciou a fé com o povo, ele foi o fundador do pré-seminário no espaço onde atualmente é a casa paroquial, do apostolado da oração e das famosas cruzadas eucarísticas com os jovens da época. O mesmo era salesiano, tinha um grande amor pela educação, pelas artes e pela cultura.
Foi o fundador do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e de diversos movimentos sociais e culturais no município Em 1976 ele adoeceu de uma doença muito grave, e morreu com 59 anos em Araripina Município de pernambuco, onde deixou todo o seu legado nas paróquias onde passou. Em Uauá, em sua homenagem uma rua foi dada o nome dele.
0 comments:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.