A Lua apareceu um pouco maior e mais brilhante na noite da última segunda-feira (6), durante o fenômeno conhecido como superlua. Foi a primeira de três previstas para este ano. O evento ocorre quando a Lua cheia atinge o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, o que a faz parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que a mais distante, de acordo com a. Embora impressionante, a diferença é sutil e pode passar despercebida para quem não acompanha o céu com frequência.
“Não é realmente muito incomum”, explica Derrick Pitts, astrônomo-chefe do Instituto Franklin, na Filadélfia. “Se você olhar para a Lua quando ela estiver alta no céu, não há nada ao redor que ajude a perceber o quanto ela parece maior.”A observação foi feita a olho nu e também através de telescópios, de várias parte do mundo com o céu limpo. Em Uauá vários moradores fizeram o registro, inclusive, Willyan Alberto (@bill_uaua), na sede de Uauá.
Nesta superlua, o satélite natural ficou a cerca de 361 mil quilômetros da Terra. A superlua mais próxima do ano deve ocorrer em novembro, seguida por outra em dezembro, segundo o jornal japonês The Mainichi.Os fenômenos lunares continuam em 2026, com dois eclipses, um total em março, visível em grande parte da América do Norte, Ásia e Austrália, e um parcial em agosto, observável nas Américas, África e Europa. Abaixo demais fotos.
REDAÇÃO: WWW.UAUAWEB.COM.BR
0 comments:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.