Portal UauáWeb - Notícias em ação!

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Descoberto novo planeta parecido com a Terra que poderá ter vida

Desenho de como poderá ser o planeta Ross 128b
ESO/M. KORNMESSER

Um novo planeta fora do nosso sistema solar vem juntar-se à lista dos bons candidatos a albergar vida, anunciou hoje o Observatório Europeu Austral (ESO), situado no Chile.

O pequeno planeta Ross 128b orbita em redor de uma estrela na constelação de Virgem, a "apenas" 11 anos-luz do nosso sistema solar - cada ano-luz equivale a 9460 mil milhões de quilómetros.

Tem uma massa semelhante à da Terra e uma temperatura temperada, características compatíveis com a possibilidade da presença de água em estado líquido, indispensável para a existência de vida tal como a conhecemos.

"Ross 128b está muito próximo, o que nos permite vê-lo com o telescópio E-ELT que deverá estar cosntruído em 2025", disse à AFP o astrónomo Xavier Bonfils, da Universidade de Grenoble.

A equipa de Xavier Bonfils aguarda com impaciência que este telescópio gigante europeu entre em funcionamento. O E-ELT (European Extremely Large Telescope) da ESO está a ser construído no Chile e vai permitir estudar os exoplanetas mais próximos, como o Ross 128b ou o Proxima b.

Milhares de exoplanetas foram detetados nos últimos anos, mas apenas uns 50 são considerados como boas hipóteses para albergarem vida.

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2017-11-15-Descoberto-novo-planeta-parecido-com-a-Terra-que-podera-ter-vida

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade