Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

UAUÁ: matéria sobre do AP sobre esgotos de hospital de Canudos sendo jogado dentro de açude preocupa vereadores

O vereador Genilson de Zé Gordo (PP) alertou a população sobre uma matéria veiculada no AP referente ao esgoto do Hospital de Canudos que está sendo despejado dentro do açude. “Na matéria relata que o ex-vereador José Raimundo denuncia que dejetos do hospital daquela cidade está sendo despejado dentro do açude do Vaza Barris, aí vem a preocupação quando se fez tanta manifestação para se fechar o Rodeadouro por causa de uma bactéria, e aí eu questiono sobre a água que está sendo coletada no Vaza Barris por carros do Exército e sendo distribuída na zona rural do nosso município para povo beber”, denuncia.

Vereador Genilson de Zé Gordo

“Estou falando de água que sai de uma esgoto do hospital. Como será que foi feita a análise desta água? Será que o município vai aceitar este tipo de coisa? Eu tenho certeza que o vereador Zé Raimundo não iria postar no jornal um vídeo que fosse inverdade.  Esta água de Canudos sai cara para o nosso povo, inclusive pelo valor do frete que é cobrado”, lamentou o vereador.
A situação é tão grave que o vereador afirmou que “nem a própria população de Canudos faz uso da água do açude porque sabe do grau de contaminação é elevado, sendo que a mesma está sendo enviada para Uauá para servir a população. Será que a grande quantidade de pessoas que está indo para o hospital com problema de saúde não seja por causa da água consumida?”, questionou.  Ele ainda chamou a atenção da administração municipal sobre o poço artesiano da comunidade de Barnabé  que se encontra quebrado há dias com as famílias passando necessidade.
A reportagem do AP esteve outras vezes no município de Canudos e detectou que a água de esgoto da cidade, juntamente com a do hospital, estava sendo despejada dentro do açude.

O esgoto do hospital caindo dentro do açude acontece desde o primeiro mandato do prefeito Geo, em Canudos. Os vereadores daquele município denunciaram o descaso à reportagem

No dia 11 de junho desta ano, a reportagem do AP divulgou matéria sobre a água que estava sendo coletada por carros pipa do Exército para servir ao povo de Uauá. (veja http://acaopopular.net/jornal/familias-da-zona-rural-de-uaua-consomem-agua-poluida-extraida-de-acude-poluido-em-canudos/)
Já no dia 13 de maior, a vereadora Lucinha de Zé Raimundo (PP) também fez denuncia sobre o esgoto do hospital sendo despejado dentro do açude. (veja http://acaopopular.net/jornal/canudos-continua-o-descaso-e-abandono/)
Outro fato, é que a reportagem do AP entrou em contato com um bioquímico – conhecedor dos problemas de saúde do município de Uauá por prestar serviços durante alguns anos na administração do então prefeito Jorge Lobo (PMDB) – quando afirmou que o índice de pessoas com câncer no município é assustador, e um dos problemas pode está relacionado ao consumo da água, pois quase todas as vítimas residem na zona rural.

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara