Foto: Spaceflight
Após uma série de atrasos, partiu nesta segunda-feira (3) a missão SSO-A Smallsat Express, impulsionada pelo foguete Falcon 9, da SpaceX.
A decolagem aconteceu às 16h32 (de Brasília), na Base Vandenberg da Força Aérea americana, na Califórnia, e levou 64 pequenos satélites à órbita terrestre — dentre eles o Itasat-1, desenvolvido pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
O Itasat-1 tem o tamanho de uma caixa de sapato e leva diversos instrumentos desenvolvidos no Brasil, como um transponder de coleta de dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um receptor GPS criado pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) em parceria com o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), além de uma câmera comercial e um transmissor para radioamadores. Sua arquitetura é basicamente a mesma adotada pela futura missão lunar brasileira, a Garatéa-L.
FONTE: http://www.portallapaoeste.com.br/2018/12/spacex-lanca-missao-com-mais-de-60.html
0 comments:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.