Portal UauáWeb - Notícias em ação!

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Por que 1° de abril é o dia da mentira?

Em meio a rumores de novo affair, Grazi posta foto do personagem Pinóquio (Foto: Reprodução/Instagram)
 (Foto: Reprodução/Instagram)

A piada começou na França, no princípio do século XVI, época em que o Ano-Novo era comemorado em 25 de março, quando chegava a primavera. Os festejos se prolongavam durante a semana inteira e terminavam no dia 1° de abril. 

Foi em 1564, dois anos após a adoção do calendário gregoriano, que o rei Carlos IX de França determinou que a festa de réveillon também mudaria de data e passaria a acontecer da noite do 31 de dezembro para o primeiro dia do ano. Nem todo mundo gostou da novidade. Os mais conservadores, continuaram a comemorar o ano de acordo com a antiga folhinha. Os humoristas da época prontamente passaram a fazer piada e lhes mandavam presentes estranhos com convites a festas esquisitas que nunca existiram.
Tempos depois, a brincadeira migrou para a Inglaterra, a Itália e o restante do mundo. No Brasil, só chegou quando, em Minas Gerais, começou a circular um jornalzinho chamado A Mentira. Seu primeiro exemplar chegou à população em 1° de abril de 1828. Desmentida no dia seguinte, a manchete trazia uma bomba: a morte de Dom Pedro.
Em tempos de redes sociais, não é preciso esperar a data para lançar uma mentira qualquer. Mas, durante muitos anos, o dia de pregar uma peça em alguém era reservado ao 1°de abril. Bons tempos.

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara