domingo, 11 de agosto de 2019

MORRE, VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR-116, “TOINHO ABOIADOR”; REGIÃO DE CHORROCHÓ E MACURURÉ DE LUTO

Faleceu neste sábado (10) o repentista e compositor conhecido carinhosamente por‘TOINHO ABOIADOR’. Foi vítima de um trágico acidente ocorrido na BR-116 por volta das 19h00, nas proximidades do Povoado da Formosa, município de Macururé, Bahia.
As informações sobre o acidente ainda são desencontradas. Segundo informações ainda a serem confirmadas, Toinho Aboiador estaria vindo da região de Canudos, onde participou de um encontro de vaqueiros naquela região; pilotando uma motocicleta na rodovia (BR-116) foi atropelado por um veículo conforme descrição de placa policial na foto anexada a esta matéria; na altura do quilômetro 118 vindo a óbito ainda no local.
Toinho Aboiador era natural de Chorrochó (BA) e fez história com seus repentes improvisados nas festas de vaqueiros de Chorrochó e região. Ele chegou a gravar alguns CDs de aboios, toadas e forró.
Na região, principalmente em Chorrochó e São José, o aboiador era presença indispensável em grandes vaquejadas e pega de boi na caatinga. Seus repentes, toadas e aboios nas suas composições retratavam o nordestino, o sertanejo e a tradição das vaquejadas.
Vá em Paz Toinho – Sentiremos sua falta!
CARRO ENVOLVIDO NO ACIDENTE
ATUALIZANDO OS FATOS:


O acidente aconteceu a aproximadamente 5 quilômetros/sul do Povoado Formosa (município de Macururé) e envolveu um veículo de passeio (Siena) e uma motocicleta que Toinho pilotava.

No Siena estavam dois homens que viajavam de Minas Gerais a Juazeiro do Norte-CE. Segundo um dos ocupantes do veículo, o acidente aconteceu por causa da pouca visibilidade provocada pelos faróis das carretas que vinham no sentido contrário e também pelo fato da lanterna traseira da motocicleta de Toinho não estar funcionando.

“Vinham três carretas com os faróis atrapalhando a visão. Quando a gente percebeu algo na frente, não tivemos mais tempo de livrar. Aí houve a pancada, o pneu estourou e o carro puxou pro lado das carretas. Agarrei no volante junto com o motorista e só lembro de ter gritado: “segura! segura!” - até conseguir parar o carro. Por muita sorte não entramos debaixo das carretas. E a moto tava com a luz de traz apagada, não tivemos como ver, foi muito rápido", disse o ocupante do veículo.

Toinho foi arremessado para fora pista e veio a óbito no local. A motocicleta ficou totalmente destruída.


Durante o dia, Toinho Aboiador participou da 11ª Pega de Boi no Mato da Fazenda Umbuzeirão (município de Canudos) e acabou perdendo a vida quando retornava para sua casa. Ele morava na Fazenda Espinheiro, próximo ao Povoado São José (município de Chorrochó).

Coincidentemente, tempos a atrás, um irmão dele, chamado de Albino, também morreu atropelado na mesma BR. Ele estava numa bicicleta e uma carreta o atropelou nas proximidades da localidade Silva (município de Chorrochó).

Toinho era um artista muito conhecido na região. Era vice-presidente da Associação dos Vaqueiros de Chorrochó, repentista, compositor, aboiador e estava presente em todas as vaquejadas da região. Também vendia e gostava de fazer sorteios de chapéus de couro durante as festas.


Em um de seus Cds, homenageou vários vaqueiros da região, contou sua história de vida e fez homenagens à Festa dos Vaqueiros de Chorrochó e Curaçá.

(Por Portal Formosa)


FONTE: https://sertaoafora.blogspot.com/2019/08/morre-vitima-de-acidente-na-br-116.html?m=1

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

INSERT DIGITAL

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PAX UAUÁ