Portal UauáWeb - Notícias em ação!

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Sobre o Covid-19, Padre Josemar Mota de Uauá diz: "Não tenhas medo! com a força de Deus sairemos melhores e mais humanos"

Em tempos de pandemia, líder católico fala sobre formas da Igreja se reinventar para chegar até as pessoas
Foto: reprodução/UauáWeb

Em tempos de pandemia de Covid-19, muitas pessoas recorre à fé e acredita até que doenças, como a transmitida pelo coronavírus, seja um sinal do fim dos tempos. A igreja, no entanto, tenta se reinventar - já que as celebrações presenciais também tiveram de ser adiadas por decreto do Governo seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, o Portal UauáWeb  conversou com um representante da igreja e que é bastante ativo no município de Uauá, o Padre Josemar da Mota. Ele falou da atuação da igreja católica em meio a esta pandemia de Coronavírus. 
Confira os melhores trechos da entrevista!

Em tempos de igrejas vazias pelas restrições de contato neste período, como a Igreja Católica pode se reinventar para chegar até a vida das pessoas?
Diante da gravidade desta pandemia desde quando as autoridades sanitárias e a OMS se pronunciaram a respeito deste vírus o Covid-19, a Igreja católica no mundo inteiro tomou posições e não foi diferente aqui em nossa diocese de Juazeiro onde a Paróquia de Uauá está ligada, então tomamos posições e uma primeira delas foi pedir para as pessoas ficarem em casa, é o que as autoridades aconselham, infelizmente o nosso presidente parece que quer vim na contramão do que as autoridades aconselham. Ou seja, valorizemos a igreja casa, rezem e leiam a palavra de Deus.

Essas pandemias provocam reflexões e para muitos é um sinal. O senhor concorda? Acredita que o mundo não será o mesmo, após o coronavírus, e que é momento de avaliar nossas condutas?
Algumas pessoas tem usado os textos bíblicos para justificar este momento dizendo que Deus está limpando a terra, que a mão de Deus está agindo por conta dos pecados da humanidade é uma interpretação errônea das sagradas escrituras. Deus jamais envia castigos, Deus jamais envia situações que venham fazer os seus filhos sofrer, Deus esta junto ao povo que sofre, Deus é solidário, Deus esta junto com aquele que esta doente.

Em termos de solidariedade, por exemplo, no combate ao Covid-19, qual o papel da Igreja e dos fiéis para com a sociedade?
O papel da igreja como instituição é orientar os fiéis e ao povo em geral, fiquemos em casa, cuidemos um dos outros e vamos entre nós praticar a solidariedade e o amor, tenhamos  mais responsabilidades, ou seja, dependemos um dos outros, pois até agora não temos uma vacina para imunizar toda a população.

Como esta atuando a Paróquia São João Batista em Uauá, em meio a esta pandemia, quais são as principais orientações aos fiéis ?
Fiquemos em casa, tenhamos consciência deste momento de responsabilidade com a própria vida e a vida dos outros. Iniciamos uma campanha de alimentos na semana santa ainda estamos arrecadando graças a Deus, algumas pessoas chegaram juntos e ainda estamos pedindo que pessoas de boa vontade faça a sua doação, que pode ser até uma cesta básica ou um quilo de alimento, para ajudar as famílias carentes do município.

O Sr. Está há 4 meses a frente da Paróquia de Uauá, faça um breve relato sobre como está sendo estes primeiros meses de acolhida no município

Foi muito bem acolhido, agradeço de coração a recepção do povo de Uauá um povo muito caloroso, muito afetuoso, muito educado, então fui muito bem acolhido quando cheguei aqui no dia 10 de janeiro, já fizemos uma assembléia paroquial, reunião com alguns grupos, visitei quase 40 comunidades rurais que são entorno de 60, estamos parados por cota do confinamento, mais se Deus quiser vamos voltar logo após essa pandemia.

Muitas pessoas estão com medo e outras milhares sofrendo com a pandemia, fome e outros percalços. Que mensagem pode deixar para essas pessoas?
Não tenhas medo! O medo atrofia a fé, vamos esperar em Deus e que neste momento possamos acolher o amor de Deus e ter a certeza que com a força de Deus sairemos melhores mais humanos, mais fraternos e  mais solidários.


REDAÇÃO: WWW.UAUAWEB.COM.BR

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara