Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sábado, 9 de outubro de 2021

Fumaça que sai do chão intriga e preocupa moradores em bairro da zona Norte de Ribeirão Preto

  

Quem mora no Jardim Porto Seguro diz que problema acontece há pelo menos quatro anos. Ambientalista faz alerta para possível combustão de materiais que pode ser nociva à saúde. Fumaça em terreno intriga moradores há quatro anos em Ribeirão Preto, SP
A fumaça que sai ininterruptamente da terra em uma área do bairro Jardim Porto Seguro, zona Norte de Ribeirão Preto (SP), intriga moradores e causa preocupação com a saúde.
Segundo eles, o problema acontece há pelo menos quatro anos, em uma área de preservação permanente do Córrego das Palmeiras. Quem mora próximo ao local, explica que precisa deixar sempre as janelas das casas fechadas devido ao cheiro forte.
“De noite, em plena chuva. Você pode vir aqui chovendo que vai ver a fumaça debaixo da chuva. Eu fico dentro de casa trancada. (…) Tive bronquite, aqui no bairro tem crianças com problemas respiratórios, idosos que não saem de casa. A gente queria saber o que de verdade tem nesse terreno”, disse Alessandra de Paiva.
Segundo Alessandra, caminhões-pipa e os bombeiros já estiveram no local para tentar acabar com a fumaça que sai de buracos espalhados pelo terreno, mas não obtiveram sucesso.
Em alguns pontos, junto da fumaça há fogo. “É perigoso. Uma senhora já caiu aqui, queimou os pés e agora está em casa fazendo tratamento. A gente tem medo de as crianças correrem e caírem aqui dentro”, diz o comerciante Nelson dos Santos.
Um termômetro de superfície usado pela reportagem no local chegou a marcar 192°C. Segundo especialistas, a temperatura normal da terra fica entre 25°C e 30°C.
Moradores do bairro Jardim Porto Seguro convivem com fumaça que sai da terra em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Problema antigo
Em 2017, a EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no bairro para mostrar o problema enfrentado pelos moradores.
Um dos moradores mais antigos disse que o bairro tinha sido construído em cima de um antigo lixão. A hipótese era de que gases liberados poderiam resultar na fumaça.
O repórter Guilherme Leoni e um vizinho à área chegaram a cavar um buraco para encontrar o que estaria queimando, mas não acharam um material. Assim mesmo, a fumaça continuou a sair e tinha uma temperatura alta.
Em 2017, repórter mostrou a fumaça saindo da terra no mesmo Jardim Porto Seguro em Ribeirão Preto, SP
Ronaldo Gomes/EPTV/Cedoc
Na época, os moradores disseram que já tinham acionado a prefeitura outras vezes, mas que nada havia sido feito.
À reportagem, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente disse que era possível que a área do bairro fosse uma turfa, o que quer dizer que no local haveria bastante vegetação embaixo da terra e que pegaria fogo fácil. A prefeitura, no entanto, não disse como ou quando iria resolver o problema.
Procurada nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que uma equipe de engenheiros ambientais da Secretaria do Meio Ambiente fará uma vistoria para avaliar o que está acontecendo. Após essa vistoria, a administração municipal deve avaliar as providências que serão tomadas.
Fumaça pode ser resultado da combustão de materiais enterrados no local, alerta ambientalista; Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Fumaça pode ser prejudicial à saúde
Para o ambientalista Marcelo Pereira de Souza, o problema é grave e precisa ser resolvido o quanto antes pelas autoridades competentes.
Segundo Souza, a vegetação dessa área foi recomposta há cerca de dez anos. Com isso, ele levanta a possibilidade de a fumaça ser resultado da combustão de materiais enterrados no local.
“A pergunta é: que material? Pode, inclusive, ser um material tóxico. Aquela fumaça pode ser altamente prejudicial à saúde das pessoas. Portanto, não apenas o meio ambiente, mas também a saúde pública está em risco, podem estar em risco.”
Fumaça que sai da terra no Jardim Porto Seguro em Ribeirão Preto, SP, pode ser prejudicial à saúde
Reprodução/EPTV
Além disso, o ambientalista destaca que o fato de um córrego estar próximo ao local é outro ponto que requer atenção, diante do risco de contaminação da água.
“É uma situação de grande risco. Precisa investigar tecnicamente, com muito cuidado e com muita urgência, porque podemos estar diante de um problema a ser resolvido com urgência.”
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto

FONTE: https://jornalfloripa.com.br/fumaca-que-sai-do-chao-intriga-e-preocupa-moradores-em-bairro-da-zona-norte-de-ribeirao-preto/

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara