Portal UauáWeb - Notícias em ação!

quarta-feira, 16 de março de 2022

Nova pesquisa mostra Lula com 44% e Bolsonaro sobe a 26%

 

À esquerda Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à direita o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL). Foto: Divulgação.

Levantamento foi realizado pela consultoria Quaest/Genial e foi publicado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Foi divulgada nesta quarta-feira (16), uma nova pesquisa presidencial elaborada pela consultoria Quaest e contratada pela Genial Investimentos. O levantamento aponta que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a possibilidade de vitória no primeiro turno das eleições de 2022, porém, mostra uma recuperação do atual chefe do Poder Executivo, Jair Messias Bolsonaro (PL), em relação aos meses anteriores.

A pesquisa estimulada de intenções de voto para o 1º turno — aquela em que o entrevistado escolhe a partir de uma lista fechada de candidatos, mostra:

- Lula com 44% das intenções de voto;

- Bolsonaro tem 26%;

- Sergio Moro (Pode) tem 7%;

- Ciro Gomes (PDT) tem 7%;

- João Doria (PSDB) tem 2%;

- André Janones (Avante) tem 2%;

- Simone Tebet (MDB) tem 1%;

- Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou;

- Brancos, nulos e aqueles que disseram que não irão votar somam 6%;

- Indecisos são 5%.

Em relação à última pesquisa Quaest/Genial, divulgada em fevereiro, Lula oscilou negativamente um ponto percentual. Tinha 45%, e Bolsonaro subiu três pontos, passando de 23% para 26%. Os demais candidatos se mantiveram com os mesmos percentuais. A única outra mudança foi na opção branco/nulo/não vota, que estava em 8% em fevereiro e passou a 6% em março.

No cenário espontâneo — aquele em que o entrevistado aponta seu candidato preferido sem escolher entre uma lista de nome –, Lula tem 27% das intenções de votos contra 19% de Bolsonaro. Outros candidatos somam apenas 3%, enquanto 48% dos entrevistados dizem estar indecisos. Em relação ao levantamento Quaest/Genial de fevereiro, Lula oscilou um ponto percentual para baixo e Bolsonaro subiu três pontos.

Segundo turno

Já nos cenários de segundo turno, o ex-presidente Lula segue com vantagem contra todos os candidatos. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 54% a 32%. Contra Moro, por 53% a 26%. Contra Ciro, por 51% a 23%.

Metodologia

O levantamento Quaest/Genial foi realizado entre 10 e 13 de março, com duas mil entrevistas domiciliares em 120 municípios das cinco regiões do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06693/2022.

Com informações: Banda B.

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara