Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

UAUÁ: após polêmica, do "lixo hospitalar encontrado no lixão", secretaria de saúde se pronuncia sobre o caso

Lixão de Uauá - Foto: reprodução/internet

O lixão da cidade de Uauá na Bahia, que fica à poucos quilômetros do centro da cidade, foi motivo de polêmica na última quarta-feira (19). Fotos tiradas por um morador do lixão mostravam uma grande quantidade de seringas com agulhas, bolsas de soro, bolsas de sangue e luvas, descartados irregularmente naquele local, onde gerou a princípio medo na população uauaense, pois os mesmos tinham medo dos riscos da "contaminação pelo lixo hospitalar".
Lembrando que de acordo com a lei que estabelece a Política Nacional de Controle de Resíduos Sólidos, o prazo para que os municípios brasileiros eliminassem os lixões era até 2 de agosto de 2014 e implantassem aterros sanitários.

Logo após esta polêmica, a Secretaria de Saúde de Uauá esclareceu este "suposto" descarte indevido do lixo hospitalar, nota abaixo:

Nota de utilidade pública
Secretaria de Saúde de Uauá

Nesta quarta-feira (19), a administração do Hospital Municipal Dr. Jair Braga, em Uauá, foi surpreendida com a divulgação de imagens (nas redes sociais) de material hospitalar descartado em área de destinação comum de lixo, na cidade.
Após conhecimento de tais fatos, a Secretaria de Saúde determinou a instauração de sindicância para apurar responsabilidades. Através da análise das imagens do circuito interno de videomonitoramento do hospital, ficou comprovado que foi de uma servidora contratada a ação irresponsável de descarte irregular de lixo hospitalar.
Em razão disso, confirmado o erro da servidora temporária que ocupa função relevante no hospital, bem como a sua injustificável atitude profissional, a despeito do treinamento prévio e da certificação que recebera para desenvolver seu labor na instituição, determinamos a imediata rescisão do contrato.
Assim, observando que a atitude da servidora se revelou inadequada, grave e desprovida de justificativa, convém informar que o município de Uauá cumpre a legislação e mantém contrato com a SANAR Transporte e Serviços LTDA (para a regular coleta do lixo hospitalar na cidade) que tem a ECO Gestão Serviços LTDA ME, responsável pelo tratamento e a destinação do material regularmente recolhido.
Neste sentido, vale reiterar, a coleta do lixo hospitalar neste município é realizada de acordo com as regras, seguindo procedimentos técnicos e o adequado manejo dos diferentes tipos de materiais.
Em razão do ocorrido, a Secretaria de Saúde e a direção do hospital municipal já convocaram sessão extraordinária do Conselho Municipal de Saúde para prestar os devidos esclarecimentos e tratar das medidas adotadas para solucionar problema alheio à vontade da administração, vale sublinhar.

Redação: www.uauaweb.com.br

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara